Na hora de implementar um telhado com placa solar, uma análise estrutural é imperativa. Afinal, uma estrutura fraca é incapaz de sustentar o peso dos painéis solares, podendo ocasionar a queda do telhado de sua casa ou empresa.
A aplicação dos painéis solares deve ser feita por uma empresa especializada, mediante rígidos critérios de avaliação e análise técnica.
Continue a leitura e saiba mais!
Um telhado com painéis solares não pode correr o risco de desabar.
Seja pelo peso dos painéis ou por conta de intempéries, o telhado com placa solar deve ser resistente o bastante para sustentar todo o sistema.
Por isso, a análise estrutural do telhado é uma condição básica de segurança que deve ser feita antes de instalar sistema solar.
Sem contar com o prejuízo financeiro que você pode sofrer no caso de um possível desabamento de telhado com placa solar.
O primeiro passo da análise estrutural passa por uma consulta ao projeto arquitetônico e ao memorial de cálculo do telhado, para entender o nível de sobrecarga que a edificação pode sustentar.
Depois disso, as informações são comparadas com um laudo da carga prevista com a implementação dos painéis.
Normalmente, a carga de sobrepeso dos painéis sobre o telhado é de 13 ou 15 kgf/m², mas isso pode ter variações.
Por exemplo, pequenas inclinações nos painéis podem fazer com que o nível de carga varie entre um ponto e outro.
No caso de telhados feitos sem um projeto, a análise estrutural demandará a participação de um engenheiro civil para garantir a segurança.
Essas são algumas das principais características da análise estrutural de um telhado.
Na Casa Eco, prezamos pela qualidade e segurança de nossos serviços. Por isso, seguimos as regras de instalação, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Se você procura por uma equipe qualificada e comprometida, entre em contato conosco e solicite um orçamento grátis! Será um prazer atendê-lo!