A placa de energia solar é uma das peças mais relevantes no sistema fotovoltaico. Devido a sua grande exposição, são recorrentes as dúvidas em relação à vida útil do equipamento.
Se você deseja saná-las, continue a leitura do artigo!
Assim como o inversor solar, a placa de energia solar ocupa um papel muito importante no sistema fotovoltaico. Os painéis solares, como também são chamados, são as peças mais expostas em todo o sistema, pois quanto maior a exposição de uma placa, maior será o recebimento da radiação solar direta.
Por isso, em zonas urbanas, as placas costumam ser instaladas em telhados de residências, devido ao espaço reduzido dos terrenos. Em locais com maior espaço, os painéis podem ser instalados em qualquer local que receba radiação solar direta e não possua interferência de sombras.
Os sistema fotovoltaicos produzem energia através das células fotovoltaicas, geralmente alocadas nas placas de energia solar. Essas células conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica, gerando o chamado “efeito fotovoltaico”.
O efeito ocorre quando a luz do Sol, através dos fótons, é absorvida pelas células fotovoltaicas. Assim, a energia dos fótons se transfere para os elétrons, gerando uma movimentação que, por sua vez, irá gerar a corrente elétrica.
O sistema de energia fotovoltaico atrai olhares interessados daqueles que buscam uma opção eficiente e econômica para a geração de eletricidade. Nesse sentido, surgem dúvidas sobre a durabilidade e funcionalidade das placas de energia solar, a peça mais exposta de todo o sistema fotovoltaico.
Por serem confeccionadas com materiais resistentes e de alta qualidade, as placas solares possuem alta durabilidade, atingindo, em média, 25 anos de duração. Atualmente, os fabricantes apostam em constantes progressos tecnológicos, fazendo com que os painéis de energia solar tornem-se mais robustos e tenham uma menor perda de eficiência.
Geralmente, é garantido que as placas possuam 90% da potência até o décimo segundo ano e 80% em 25 anos.
Para garantir o pleno funcionamento das placas de energia solar, é importante que a manutenção seja realizada periodicamente. Por mais que sejam poucos os cuidados necessários, é recomendado que semestralmente seja realizada a limpeza do equipamento com água para retirada de possíveis impurezas.
Além da redução do rendimento da eletricidade, o acúmulo prolongado de sujeira pode gerar manchas, fungos e corrosão, reduzindo não somente a produtividade, mas também a vida útil dos painéis fotovoltaicos.
Ao realizar a manutenção, tenha cuidado para não arranhar as placas de energia solar com objetos metálicos e não utilize produtos abrasivos para remoção da sujeira. Se o vidro das placas for riscado, o desempenho e a segurança das peças serão comprometidos.
Este artigo foi relevante para você? Deixe o seu comentário!