Uma dúvida frequente entre aqueles que possuem interesse na instalação do sistema fotovoltaico se refere a quais são aparelhos capazes de captar energia solar. Será que todos os eletrodomésticos utilizados em uma residência conseguem funcionar através da energia solar?
Será que os aparelhos devem ser todos trocados ou adaptados? No artigo de hoje, vamos esclarecer essas dúvidas e explicaremos como funciona o sistema de conversão da energia do Sol em energia elétrica.
Continue a leitura!
Se você está lendo esse artigo, provavelmente está pensando em adquirir um sistema fotovoltaico, mas está com dúvidas em relação à utilização de aparelhos domésticos com a energia proveniente do Sol. Essa dúvida é muito frequente, questionada por diversas pessoas que estão pesquisando sobre a energia fotovoltaica.
Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, todos os aparelhos domésticos – e também não-domésticos – que utilizam a eletricidade para funcionar podem, sim, ser movidos através da energia do Sol. Geladeira, máquina de lavar roupas, lâmpadas de luz, ar condicionado, computadores, televisão…
Tudo aquilo que for um aparelho elétrico, ou seja, funcionar através da eletricidade pode continuar a ser utilizado normalmente através da energia solar, sem necessidade de nenhum tipo de troca ou adaptação.
No entanto, a energia proveniente da luz do Sol só pode ser utilizada em diferentes aparelhos devido a um item específico do sistema fotovoltaico: o inversor solar. Continue a leitura para entender mais sobre a conversão da luz do Sol em eletricidade!
Inversor, o responsável pelos aparelhos serem capazes de funcionar com energia solar
Segundo o site Portal Solar, o inversor solar tem como papel principal a inversão da energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). O seu papel secundário é garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares. O inversor solar trabalha ajustando a tensão conforme a necessidade, podendo ainda carregar baterias, desde que associadas a um gerador.
Em resumo, o inversor solar transforma a energia que sai dos módulos fotovoltaicos em energia pronta para usar nas tomadas. Ele alterna a Corrente Contínua em Corrente Alternada, tornando a corrente elétrica compatível com a energia que será utilizada pelos equipamentos elétricos da casa.
Assim, todos os eletrodomésticos de uma residência conseguem funcionar através da energia solar, não sendo necessário nenhum tipo de troca ou alteração.
Ficou interessado em obter um sistema fotovoltaico em sua residência? A Casa Eco Sustentável é especialista em Energia Solar Fotovoltaica, uma energia limpa que traz economia e conforto. Ele oferece benefícios como:
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre os aparelhos capazes de captar energia solar em uma residência? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!