A preocupação com o meio-ambiente tem gerado crescimento na busca de fontes de energias alternativas. Essas fontes sustentáveis de obtenção de eletricidade surgem na tentativa de prolongar a disponibilidade dos recursos de nosso planeta.
O artigo de hoje traz informações sobre os principais sistemas para a obtenção de energia sustentável existentes.
Continue a leitura!
As energias alternativas são aquelas geradas a partir de processos renováveis, ou seja, que atendem às nossas necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.
Segundo o Jornal O Globo, a humanidade entrou em déficit com o planeta no dia 1º de agosto.
O alerta emitido pela ONG Global Footprint Network demonstrou que cinco meses antes de o ano terminar, consumimos todo o orçamento anual de recursos naturais.
A data, batizada como Dia de Sobrecarga da Terra, marcou o momento em que o consumo de recursos — alimentos, água, fibras, madeira, terra e emissões de carbono — supera o volume que o planeta é capaz de renovar. Neste ano, a data chegou mais cedo que em qualquer outro desde que o planeta entrou em sobrecarga, na década de 1970.
Sendo assim, muitos grupos preocupados com o meio-ambiente têm buscado fontes de energias alternativas, em busca de prolongar a disponibilidade de recursos do planeta para a nossa sobrevivência. Entre as diferentes tecnologias de energias alternativas estão a energia hidrelétrica, energia eólica, energia de ondas, bioenergia e a energia solar, a qual merece destaque pelos seus benefícios.
A energia solar, também conhecida como energia fotovoltaica, é considerada uma energia alternativa,pois é ecologicamente correta, menos poluente que os demais sistemas e não utiliza recursos naturais que podem ser extintos.
Esse tipo de energia é produzida através da radiação solar – um recurso inesgotável. Quando maior a radiação solar de um local, maior será quantidade de eletricidade produzida, no entanto, vale a pena destacar que a energia fotovoltaica pode também funcionar em dias nublados ou chuvosos.
A produção de energia solar apresenta crescimento acelerado. A capacidade instalada desta fonte energética, considerada a mais limpa de todas, subiu de 40 para 70 gigawatts em 2011 e para 100 gigawatts em 2012, de acordo com a Associação Europeia de Indústria Fotovoltaica (EPIA).
O sistema fotovoltaico utiliza os raios ultravioletas do Sol e os transforma em energia elétrica ou térmica por meio de placas solares. Os painéis solares são conectados ao inversor solar, o coração de todo o sistema fotovoltaico. O papel principal do inversor solar é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Além da energia solar ser uma fonte renovável para a obtenção de eletricidade, sua instalação é acessível para diferentes localidades, já que é necessária uma área mínima de telhado ou superfície para a instalação dos módulos.
Então, do artigo? Deixe o seu comentário!