Você sabe qual o momento mais adequado para a manutenção de placas solares? Além disso, entende os principais benefícios dos cuidados com o equipamento?
No post de hoje, você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre a manutenção de placas solares. Confira!
A energia solar fotovoltaica é, atualmente, a opção mais limpa, econômica e eficiente para geração de energia elétrica. Mas, para que isso ocorra, as placas solares possuem um papel fundamental, afinal, são elas que absorvem partículas da luz solar e produzem a eletricidade para residências, comércios e indústrias.
Poucos cuidados são necessários após a instalação das placas solares. Recomenda-se que, semestralmente, seja realizada a limpeza do equipamento com água para retirada de possíveis impurezas.
A manutenção da placa solar não é complexa e pode, até mesmo, ser realizada pelo proprietário. Porém, alguns cuidados são necessários:
1) Siga as instruções transmitidas pela empresa responsável pela instalação das placas solares e desligue o sistema fotovoltaico antes da manutenção.
2) Procure escolher um dia nublado, no início da manhã ou à noite, para realizar a manutenção da placa solar;
3) Garanta a sua segurança e nunca suba nos telhados para realizar a limpeza das placas solares, a menos que você possua treinamento e um equipamento de segurança apropriado. Busque realizar a limpeza dos painéis com equipamentos de longas extensões, como um rodo, por exemplo. Utilize também uma mangueira com um bico que permita que a água chegue até os painéis. Assim, você permanece no chão, em segurança, e consegue limpar perfeitamente as placas de energia solar.
4) Cuide para não arranhar as placas com objetos metálicos e não utilize produtos abrasivos para remoção da sujeira. Ao riscar o vidro de uma placa solar, você compromete seu desempenho e segurança.
Nunca se esqueça: se você não está apto para realizar a manutenção das placas solares, conte com uma empresa especializada. Assim, você garante a sua segurança e também o bom funcionamento dos painéis fotovoltaicos.
As placas solares ficam sujas principalmente por causa da poeira e da poluição, comuns em cidades grandes. Dejetos de pássaros e outros animais também podem sujar o equipamento.
Além da redução do rendimento da eletricidade, o acúmulo prolongado de sujeira pode gerar manchas, fungos e corrosão, reduzindo não somente a produtividade, mas também a vida útil dos painéis fotovoltaicos.
Por isso, recomenda-se a limpeza semestral. Caso contrário, o funcionamento das placas e a geração de energia podem ser comprometidas.
Então, o que achou do artigo? Esclareceu as suas dúvidas sobre a manutenção de placas solares? Não esqueça de comentar!