Os gastos excessivos com a energia elétrica e a preocupação com o meio ambiente colocam a energia solar em destaque entre a gama de opções para a obtenção de eletricidade. Mas você sabe como ocorre a instalação do sistema fotovoltaico?
Neste artigo, demonstraremos as 4 principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
A energia solar representa uma das mais modernas soluções em energia elétrica e se mostrou destaque nos últimos anos em diversos países da União Europeia e, até mesmo, no Brasil.
Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil alcançou o marco de 1 gigawatt de potência, através das usinas solares instaladas pelo país. O número impressionou os interessados pelo sistema fotovoltaico de energia, visto que somente 30 países no mundo atingiram esse marco de produção até os dias atuais.
Mesmo sendo um sistema muito disseminado e que se encontra em ampla expansão no cenário mundial, são muitas as dúvidas que rondam o processo de instalação do sistema fotovoltaico para obtenção de energia elétrica. Pensando nisso, separamos 4 dúvidas comuns sobre o tema. Continue a leitura para descobrir quais são elas!
A instalação das placas fotovoltaicas possui tempo variado, pois depende do porte do projeto de energia solar. Quando a instalação é executada por uma empresa profissional, uma residência leva, em média, 5 dias úteis com Sol para a finalização da obra.
Quando a instalação do sistema fotovoltaico é realizada por conta própria, diversos riscos podem surgir em relação à segurança do instalador e à funcionalidade do sistema. Somente uma empresa especializada saberá determinar com precisão o melhor local de instalação para os painéis, considerando a incidência de radiação solar.
Depois de finalizada a instalação, a equipe profissional fará a ligação junto à concessionária e colocará um novo relógio no local para monitoramento da produção de energia solar.
O investimento para a instalação do sistema fotovoltaico sempre dependerá do seu gasto com energia elétrica e, consequentemente, da magnitude do local de instalação e de sua complexidade. Entre a área urbana e a área rural o valor do kW/h cobrado pela operadora costuma variar. Uma análise na conta de energia facilita muito este cálculo.
Todo o processo de conversão de energia é realizado silenciosamente, sem a emissão de ruídos. Os geradores de energia, geralmente utilizados por empresas como uma alternativa preventiva, emitem ruídos consideravelmente altos aos ouvidos humanos.
Devido à similaridade de nomenclatura, é frequente a confusão entre o gerador de energia convencional com o sistema fotovoltaico de geração de energia solar. Assim, muitas pessoas acreditam que, por gerar energia, o sistema fotovoltaico também faz barulho para funcionar. Mas isso não ocorre. Somente o inversor, dependendo do seu tamanho emite um ruído, mas como o som muito baixo ele passa despercebido no ambiente.
Então, sanou as suas dúvidas sobre a instalação do sistema fotovoltaico? Deixe o seu comentário!