Você sabe como é elaborado um projeto de energia solar? Entende a importância do mesmo para o bom funcionamento de um sistema fotovoltaico para produção de energia?
No artigo de hoje, você compreenderá as principais etapas de elaboração de um projeto de energia solar, assim como a importância do planejamento e expertise para o bom funcionamento de um sistema de energia fotovoltaica.
Continue a leitura!
Um projeto de energia solar abrange muitos aspectos. Primeiramente, o local deve ser analisado por uma empresa especializada, para posterior realização de cálculos da produção desejada analisando a conta de energia do cliente. É baseado nas informações da conta que a empresa inicia a simulação de projeto do cliente, pois nela existem várias informações que são de extrema importância como o Histórico de consumo, Tensão de rede e modalidade de contratação.
Depois disso, é determinado o local da instalação dos painéis. A etapa do posicionamento das placas fotovoltaicas é muito importante, já que a produção máxima se dará em função da disponibilidade da irradiação da luz solar.
A posição Norte inicialmente é a mais importante. Com ela o Sol produzirá energia com maior efetividade. No caso do telhado da residência ou da empresa estar posicionado para o Leste/Oeste, também é possível realizar a instalação. Nesta posição, existe uma perda de produção de 20%, mas a mesma é compensada com o aumento do número de painéis para suprir a perda.
Posteriormente, o projeto de energia solar deve analisar o sombreamento, ou seja, se objetos, árvores ou construções próximas impedem a absorção de luz solar pelo sistema fotovoltaico. Pequenas sombras podem prejudicar o funcionamento do sistema.
O processo de produção de um projeto de energia solar inicia na instalação das placas fotovoltaicas, seguido pela captação de energia. A energia absorvida é direcionada ao inversor solar, que transforma a corrente contínua em corrente alternada – a energia que utilizamos em nossa empresa ou residência.
Em conjunto com essas fases, ocorre a adequação técnica e a reunião dos documentos necessários para homologação com a concessionária de energia. O sistema deve ser dimensionado para produzir no máximo 100% da energia média consumida, pois o consumidor não será remunerado pela produção de energia em excesso, e sim creditado em kW/h. Esses créditos poderão ser usados em até 60 meses (5 anos). O cliente pagará apenas a taxa mínima frente ao tipo de ligação, seja ela, Monofásica, Bifásica ou Trifásica.
A energia elétrica fotovoltaica é amplamente indicada para áreas comerciais e industriais. Com a instalação das placas solares, a propriedade se transforma em uma verdadeira micro usina de geração de energia, tornando o usuário em um autoprodutor de energia elétrica, sem precisar depender de outras fontes.
Além de economizar em seu orçamento com eletricidade, a empresa que investe em energia solar acaba por ter um posicionamento diferenciado frente ao mercado. Como mencionado em nosso artigo sobre energia solar para empresas, as organizações amigas do meio-ambiente atraem olhares interessados do mercado financeiro e de possíveis investidores.
Uma companhia preocupada em diminuir o impacto derivado de suas atividades apresenta maiores chances de melhorar a imagem de seu negócio frente a diferentes públicos.
Então, gostou de saber mais sobre a elaboração de um projeto de energia solar? Se esse artigo foi relevante para você, deixe o seu comentário!