Devido aos diversos benefícios oferecidos, a energia solar para empresas simboliza uma forte tendência em crescimento. No post de hoje, você vai entender por que a energia solar tem despertado o interesse de empreendedores de diferentes nichos.
Continue a leitura!
Devido à crise energética enfrentada pelo comércio e pela indústria brasileira nos últimos anos, assim como a forte tendência de adoção de medidas sustentáveis, os olhares de muitos empreendedores se voltaram para a energia solar como fonte de energia elétrica.
O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProG), criado pelo Governo Federal, gera estímulo para que estabelecimentos adotem o sistema de energia a partir de placas solares. Segundo o portal O Globo, o governo prevê um potencial de investimentos de R$ 100 bilhões nessas tecnologias e 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão aderir ao programa até 2030.
Assim, a energia solar para empresas tornou-se uma alternativa viável para indústrias e comércios de diferentes portes.
Atualmente, muitas empresas buscam opções sustentáveis para produção de seus bens e/ou serviços. É o caso, por exemplo, das multinacionais holandesas AkzoNobel, DSM, FrieslandCampina, Heineken, KLM, Philips, Shell e Unilever, que juntas unem forças com o Dutch Sustainable Growth Coalition (DSGC).
Segundo o grupo, as ações empreendidas possuem como objetivo impulsionar modelos de negócios de crescimento sustentável que combinem a rentabilidade econômica com o progresso ambiental e social e, dessa forma, contribuam para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Vale lembrar que entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, está o item 7, que visa “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos”.
Assim, além da importância de que todas as pessoas tenham acesso à energia – atualmente, mais de 15% da população mundial ainda não possui acesso à eletricidade – é necessário que a energia fornecida seja limpa e barata, como a luz solar. Essas condições evitam prejuízos ao meio ambiente e facilitam o acesso à rede elétrica para pessoas de baixa renda.
Outro caso de sucesso vem da segunda maior rede de supermercados do Brasil, o Carrefour. Atualmente, a marca conta com a instalação de células fotovoltaicas em aproximadamente 50 supermercados.
Por isso, se você deseja inovar, um dos primeiros passos é o investimento em uma fonte limpa e renovável de eletricidade, como a energia solar.
Então, gostou do artigo? Não esqueça de deixar o seu comentário!