Muito se fala atualmente em energia renovável. Com a crescente preocupação com os impactos ambientais e com a finitude dos recursos naturais, cada vez mais são buscadas alternativas para a geração de energia.
A maioria dos recursos naturais que utilizamos hoje para produzir nossa energia vem de fontes não renováveis e até mesmo poluentes, como os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural) e os combustíveis nucleares.
Se continuarmos consumindo energia da forma que consumimos hoje, esgotaremos as nossas atuais fontes não renováveis e, portanto, limitadas.
Mas você sabe o que é energia renovável e como podemos usá-la no nosso dia a dia?
Quer saber mais sobre as diferenças entre energia renovável e não renovável? Continue lendo este artigo e descubra!
Energia renovável é aquela energia que é inesgotável, que existe em grande quantidade na natureza, como o sol e os ventos, por exemplo.
Já a energia não renovável, por sua vez, é aquela que existe na natureza de forma limitada e que pode se tornar escassa conforme o consumo, como o petróleo, o gás e o carvão mineral, por exemplo.
Atualmente, 99% da energia consumida no mundo é de fontes não renováveis. Se continuarmos nesse ritmo, poderemos sofrer um déficit de energia em um futuro não muito distante.
Por isso a importância de começarmos a utilizar a energia de fontes renováveis, que são inesgotáveis e proporcionam um desenvolvimento sustentável.
A energia renovável tem baixo impacto ambiental, não produz gases e gera pouquíssimos resíduos.
Atualmente, as fontes de energia renovável mais comuns na nossa realidade são o sol e o vento.
A energia eólica, dos ventos, no entanto, possui a limitação de que é necessário que seja um local que conte com o massas de ar na maior parte do ano.
Por isso, o tipo de energia renovável que vem se popularizando é a energia solar que, como o nome diz, é a energia do sol.
Em um país ensolarado como o Brasil, a energia solar é uma opção bastante viável e ainda pouco explorada, diante de todo o seu potencial.
A energia solar térmica converte o calor do sol em energia térmica, normalmente usado para o aquecimento de água. Já a energia solar fotovoltaica converte a luz solar em eletricidade.
Sistemas fotovoltaicos são instalados no telhado de residências ou empresas para produzir a energia para consumo. A energia solar fotovoltaica também é produzida em grandes centrais fotovoltaicas para gerar energia para milhares de consumidores.
O impacto positivo da energia solar é inegável. É estimado que um sistema padrão para residências de médio porte, em 20 anos, evite que 99 toneladas de CO2 sejam emitidos na atmosfera.
Portanto, além de inesgotável, a energia do sol não é poluente e contribui para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Aposte nesta ideia com Casa Eco Sustentável!