Você sabia que podemos diminuir a emissão de CO2 na atmosfera através da produção de energia solar?
As fontes de energia limpas, dentre outras vantagens, não emitem CO2. O dióxido de carbono, ou gás carbônico, é o gás que mais contribui para o efeito estufa.
Entre as fontes de energia limpas, temos o sol, os ventos, a água e as marés, por exemplo. No nosso país, por sua posição geográfica, com grande incidência de raios solares o ano todo, a energia solar pode ser muito mais aproveitada do que é atualmente.
Possuímos grande potencial para geração de energia solar. Com isso, temos o grande avanço de diminuir as emissões de dióxido de carbono.
Quer saber mais? Siga a leitura!
A alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera leva à poluição do ar, chuva ácida e efeito estufa. Tudo isso leva ao aquecimento da Terra e, por consequência, uma série de danos ao ecossistema e ao nosso planeta.
A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, por exemplo, contribuem significativamente para o aumento do efeito estufa no planeta e, consequentemente, o aquecimento global.
Por isso, para diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, uma das alternativas é substituir essas fontes de energia por fontes de energia limpas.
A produção e o consumo de energia elétrica, atualmente, equivale a 19% das 2,2 bilhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera todos os anos pelo Brasil. Somos um dos maiores emissores de gases de efeito estufa no mundo.
Isso ocorre porque parte da energia elétrica gerada no país ainda depende do uso de combustíveis fósseis. Portanto, diminuir a emissão de CO2 passa pela substituição dos combustíveis fósseis por fontes mais limpas.
Graças à excelente localização geográfica do Brasil, é possível praticamente zerar a emissão de carbono proveniente do setor energético.
Isso porque o nosso país tropical tem abundância de luz solar, o que o torna um ótimo candidato à utilização do sol como uma fonte limpa para a geração de energia.
O Brasil tem potencial para gerar 28 mil GW (gigawatts), o que equivale a 178 vezes a matriz elétrica brasileira.
O processo de produção de energia solar não emite gases em nenhuma de suas fases. Além disso, estima-se que, em 25 anos, a utilização da energia solar impedirá que mais de 100 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera.
Por isso, a energia solar é uma das melhores alternativas para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera.
Além disso, é uma opção excelente para quem quer economizar na conta de luz. O investimento para a instalação do sistema já diminuíram bastante e se paga em aproximadamente 5 anos.
Fale conosco e faça um orçamento!