Sim, é possível conseguir aquecimento de água por energia solar. A energia solar térmica é uma tecnologia que possibilita transformar a luz solar em energia térmica, sendo assim, permite o aquecimento da água.
O Brasil é um país bastante propício para se ter o sistema de energia solar, pois está localizado em uma zona tropical e equatorial, recebendo uma insolação superior a 3000 horas por ano, sendo o país com maior taxa de irradiação solar do mundo, segundo alguns estudiosos da área. Devido a isso, é uma ótima alternativa para economizar energia e preservar o meio ambiente. Contudo, a quantidade de energia produzida irá depender da quantidade de luz que recebe, podendo no inverno, haver menor quantidade de energia, devido às nuvens e chuvas comuns na estação.
Energia solar está associada a energia eletromagnética, sendo sua fonte o sol. Considerada uma fonte de energia sustentável e limpa, traz benefícios ambientais em relação à redução de emissões de gases e efeito estufa. Podendo gerar energia térmica e elétrica com diversas finalidades, as principais são para a produção de energia elétrica e aquecimento de água.
O sistema de energia térmica é realizado através de painéis solares, há diversos tipos disponíveis no mercado e cada um terá uma finalidade. Como por exemplo: aquecimento para água do banho, aquecimento para piscina, aquecimento para ambiente e aquecimento para processo industrial.
O aquecimento de água por energia solar funciona de forma simples, os coletores captam a radiação solar e a transformam em calor, que por sua vez é absorvido pelo líquido presente dentro dos painéis, que é transportado por bombeamento pelos tubos, que os leva até o depósito de água, conhecido como reservatório térmico ou boiler.
O boiler ou reservatório térmico é o local no qual é armazenada a água aquecida. O equipamento é composto por cilindros de cobre, polipropileno ou inox, os cilindros são isolados de maneira térmica, nos quais a água é conservada aquecida até que seja utilizada. Lembrando que os materiais utilizados tanto nos painéis, quanto no boiler não agridem a camada de ozônio.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dependo da região o atendimento de uma única residência pode requerer a instalação de vários metros quadrados por coletores, por exemplo: para o suprimento de água quente de uma residência com três ou quatro moradores, são necessários cerca de 4 m². Outro ponto interessante, é que segundo a Aneel, uso dessa tecnologia ocorre principalmente em setor residencial, mas também há demanda em outros setores, como edifícios públicos e comerciais, hospitais, restaurantes, hotéis e similares.
Entre as vantagens do aquecimento de água por energia solar está a energia solar ser considerado limpa, gratuita e inesgotável. A economia na conta de luz é percebida rapidamente, é ótima para lugares remotos e de difícil acesso, pois a sua instalação é simples e não necessitam investimentos em linhas de transmissão, os custos dos painéis estão caindo, entre outros.
Entretanto, entre poucas desvantagens está a variação da quantidade de geração de energia pela situação climática, como à noite não ocorre a produção de energia.