Pela natureza exigente de sua função, os painéis solares demandam certa sazonalidade na manutenção. Entre as demandas necessárias, está a limpeza de placas solares.
Elas encontram-se em um dos pontos mais vulneráveis às intempéries climáticas: o telhado de sua casa. Fator que demanda um cuidado especial contra o acúmulo de sujeira.
No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas de como realizar a limpeza das placas solares. Confira abaixo!
É recomendado que você faça a limpeza das placas a cada 6 meses. Porém, ela deve ser feita com a constância necessária, evitando acúmulos que venham a prejudicar a performance das placas.
Assim como as telhas de sua casa, as placas não estão imunes a fungos, poeira, dejetos de pássaros, entre outros. Por isso, a limpeza semestral é muito necessária!
É importante que você siga algumas exigências de segurança para não se machucar durante esse processo.
Em primeiro lugar, aproveite dias nublados para fazer a limpeza. Se não for possível, limpe as placas no início da manhã ou ao anoitecer.
Em segundo, certifique-se de que toda a operação seja feita de acordo com o que está previsto pelo manual das placas de limpeza.
Por fim, se você não tiver equipamentos de segurança, não suba no teto. Ao invés disso, priorize objetos de limpeza que alcancem as placas no seu telhado para realizar a limpeza.
É importante que você faça a limpeza das placas solares com delicadeza.
Afinal, se você riscar os vidros dos painéis, você irá diminuir a efetividade do produto. Além disso, pode diminuir o seu tempo de vida.
Então, evite raspar objetos metálicos ao retirar sujeiras mais pesadas e não use materiais de limpeza muito agressivos.
Se você não se sente apto a realizar sozinho a limpeza das placas solares, sensação comum nos primeiros meses, conte com a ajuda de profissionais!
Assim, você reduz o risco de acidentes e possíveis danos em seus painéis solares.
A Casa Eco está sempre disponível para fornecer a consultoria necessária, seja qual for sua demanda com energia solar. Entre em contato!