Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar buscando compreender como instalar energia solar em casa, não é mesmo?! No artigo de hoje, explicaremos todas as etapas do processo, que sempre deve ser realizado por profissionais competentes.
Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
Além de ser um recurso sustentável e beneficiar o meio ambiente, a energia solar oferece verdadeira economia dentro de residências e também de empresas. Por isso, muitos têm se interessado em entender como instalar energia solar e quais são os processos adotados por empresas especializadas no trabalho.
Entenda melhor:
Esta etapa é composta da obtenção do orçamento e da vistoria técnica para avaliação da estrutura da edificação, seja ela residencial ou empresarial. Além disso, nela são também avaliados os equipamentos necessários para o sistema, análise que vai de acordo com o consumo do local e a irradiação solar do prédio.
Elaboração do projeto e definição do local de instalação dos painéis, dimensão do sistema e custo total da instalação.
Recebimento do orçamento e do projeto de energia solar.
Montagem do cronograma de instalação.
Instalação do sistema por profissionais.
Vistoria da concessionária, necessária para autorização do uso do sistema e na homologação da troca do medidor, processo requerido para que a energia produzida pelo sistema solar entre no quadro de compensação em sistemas.
Depois das seis etapas mencionadas, o sistema de energia fotovoltaica estará pronto para utilização!
A energia solar cresce no Brasil e, de fato, nosso país oferece todas as condições necessárias para que o sistema ofereça bons resultados aos seus usuários.
De acordo com o portal Estadão, o Brasil é um dos países que têm a incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadrado – mais do que países como Estados Unidos, China e Alemanha, por exemplo. Além disso, dados da Aneel demonstram que, em 2016, o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior.
O crescimento da instalação da energia solar se deve, principalmente, à maior acessibilidade dos painéis ao público e também à conscientização da população em relação à eficácia do sistema e ao retorno do dinheiro investido.
Por isso, além de ser amplamente utilizado em residências, a energia solar fotovoltaica também se tornou uma opção viável para organizações comerciais. A energia solar para empresas é um investimento que reflete a inovação de uma companhia frente ao mercado.
Atualmente, muitas corporações estão investindo na obtenção de energia limpa, como a solar, para competir em um meio cada vez mais atento aos termos sustentáveis. Além disso, a energia solar em empresas permite maior economia, possibilitando que os recursos que seriam gastos com eletricidade sejam aplicados em outras áreas da organização.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre como instalar energia solar fotovoltaica? Se você possui outras dúvidas em relação ao assunto, deixe o seu comentário!