A questão ambiental no mundo contemporâneo clama por atitudes drásticas. E não estamos falando apenas de governos nacionais e de grandes corporações, mas também de transformar nosso lar em uma casa sustentável.
No fundo sabemos que o primeiro passo para uma mudança nesse sentido deve vir de nós. Deixar de consumir tanta energia, aproveitar a luz que o sol fornece, economizar e reaproveitar água, entre outros.
A verdade é que são várias as mudanças de mentalidade que podemos levar aos nossos lar de modo a torná-los casas ecologicamente corretas.
É sobre isso que falaremos hoje. Confira 3 maneiras de praticar a sustentabilidade em sua casa!
No Brasil esse efeito pode estar ligeiramente atrasado, vista a vasta gama de recursos naturais com que (ainda) contamos.
Mas, em muitas partes do mundo, a escassez hídrica é sentida com intensidade.
Se você já viajou por países europeus, sabe do que estamos falando. Lá, a água já vem sendo racionada há anos.
Sabemos que é impossível não lavar louças ou roupas, mas, em casas ecologicamente corretas faz-se isso com parcimônia. Por exemplo, use apenas a água necessária para lavar talheres na pia. Ligue a máquina de lavar apenas quando estiver cheia, entre outros.
Coletar água da chuva também é uma característica de uma casa sustentável que pode ser aplicada em plantas, hortas e limpeza de objetos que não demandam água potável.
São pequenas atitudes como essa que fazem a diferença.
Essa regra vale tanto para lixo seco quanto para lixo orgânico. Afinal, trata-se de um excelente adubo para hortas, sejam elas em pátios ou internas.
Já em termos de lixo seco, busque reutilizar materiais como vidro quando comprar algo desse material. Plásticos como tampas e anéis de latinhas podem ser reciclados e inclusive guardam certo valor.
Papelões e latas costumam gerar renda para catadores, ajudando-os a encontrar subsistência.
Estas são pequenas atitudes que tornarão o seu lar em uma casa sustentável.
Se você acompanha nosso blog, já deve ter uma ideia de como uma casa com energia solar contribui com o meio ambiente e com a economia de energia, sendo um verdadeiro pivô para casas sustentáveis.
Afinal de contas, a energia solar é mais que uma tendência mundial, é uma realidade pronta pra se consolidar e diminuir a emissão de CO2 através da produção de energia fotovoltaica.
Como já falamos por aqui, um relatório da empresa de pesquisa Bloomberg New Energy Finance (BNEF) apontou que até o ano de 2050, fontes limpas de energia responderão por 48% da geração mundial de energia.
Na CasaEco, você tem um serviço completo de planejamento, logística, aplicação e acompanhamento de painéis solares, de modo a economizar energia.
Trabalhamos com casas ecologicamente corretas. O meio ambiente agradece. Entre em contato conosco, faça um orçamento grátis.