A cada dia aumenta a consciência de que precisamos urgentemente reduzir as emissões de dióxido de carbono. E, para isso, necessitamos de uma maneira mais sustentável de produzir energia. Nesse caso, os benefícios da energia solar são uma solução e realidade em alguns lugares do Brasil.
Mais um exemplo de inovação neste assunto surgiu na capital baiana Salvador. A prefeitura da cidade lançou um programa de incentivo que consiste em um desconto sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para cidadãos que fazem uso de painéis solares para gerar a própria energia.
O nome do projeto é IPTU Amarelo, e funciona assim: o proprietário de uma residência, ou condomínio de casas ganha descontos no IPTU de acordo com a produção e o consumo do sistema de energia solar fotovoltaica implementado no local.
Para melhor gestão, o projeto IPTU Amarelo conta com algumas regras básicas. Em primeiro lugar, a energia produzida pelo sistema de painéis solares deve corresponder a um percentual mínimo de energia elétrica consumida no local.
De acordo com esse critério, o programa possui 3 categorias baseadas nos benefícios da energia solar gerados: Ouro, Prata e Bronze:
Mas não é somente em Salvador que os poderes público e privado vêm realizando programas de incentivo aos benefícios da energia solar na captação de energia solar fotovoltaica.
De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), existem hoje no Brasil 70 linhas distintas que proporcionam financiamentos a projetos de captação de energia solar.
Quer saber mais sobre os benefícios da energia solar em sua casa, seu condomínio ou sua empresa?
Entre em contato conosco e faça um orçamento grátis!