A energia fotovoltaica cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, através da instalação em residências e em usinas de geração de energia elétrica. Porém, será que a energia solar compensa? Quais são os benefícios obtidos através do sistema fotovoltaico? As vantagens são maiores em relação aos gastos com a sua instalação?
Continue a leitura para descobrir!
Muito difundida nos últimos anos, a energia solar no Brasil não para de evoluir. Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra que o segmento de geração distribuída formada por residências, comércio, indústrias, edifícios públicos, estacionamentos e zona rural evoluiu 150%. Atualmente, o Brasil pertence a um seleto grupo dos 30 países que mais implantaram energia solar no mundo.
Mesmo assim, surge a questão: será que a energia solar compensa? Ao analisarmos todas as vantagens oferecidas pela energia proveniente do sol, verificamos que o sistema fotovoltaico acumula diversos benefícios que, a médio e longo prazo, oferecem retornos significativos ao seu utilizador.
Nesse sentido, percebemos que a energia solar compensa todos os valores investidos em sua instalação. Continue a leitura e verifique 3 diferentes razões pelas quais a energia solar vale a pena.
Embora esteja sujeito a uma grande exposição, o sistema fotovoltaico para geração de energia possui alta durabilidade, com uma vida útil de 25 anos ou mais. Todos os equipamentos que compõem o sistema são desenvolvidos com materiais de alta performance, resistindo a situações extremas, como forte exposição solar, chuva e granizo.
Diferentemente da aquisição de outros bens materiais, a energia solar representa um verdadeiro investimento. Afinal, a partir do momento em que o sistema fotovoltaico começa a gerar energia, o proprietário passa a obter retorno do dinheiro investido.
Estima-se que o retorno total do investimento ocorra entre 4 a 6,5 anos para contas acima de R$ 400,00 – nesse quesito, é preciso levar em conta o posicionamento solar, a área para a instalação, o tipo de sistema contratado na operadora e a análise do histórico de consumo. E, como observamos no tópico acima, a vida útil do sistema dura em média 25 anos. Assim, você terá – nos piores cenários – mais de 15 anos de lucratividade.
A manutenção das placas solares não costuma ser muito complexa e, em muitos casos, pode ser executada pelo proprietário. Na maioria das vezes, a limpeza pode ocorrer até mesmo através da chuva. Se a manutenção for necessária, é importante que as instruções transmitidas pela empresa responsável pela instalação das placas sejam respeitadas. Procure escolher um dia nublado para realizar a manutenção das placas solares, tomando cuidado para não arranhá-las com objetos metálicos. Mas ainda assim 2 limpezas ao ano é o básico para manter o sistema em excelentes condições de produção.
Gostou de entender sobre os benefícios do sistema fotovoltaico? Está convencido (a) de que a energia solar compensa? Deixe o seu comentário!