Você sabe o que é uma casa sustentável? Não? Então, este post é pra você! Aqui, vamos te explicar o que é uma casa sustentável e, para facilitar, traremos alguns cases incríveis.
Confira!
Consiste na construção de um projeto que foi pensado tendo como foco o meio ambiente e, por esse motivo, são otimizados todos os princípios de reaproveitamento em todas as fases da construção.
O respeito ao meio-ambiente, o oferecimento do bem-estar aos moradores, o reaproveitamento de materiais e os demais conceitos de sustentabilidade são usados com o objetivo de fazer com que todos os recursos funcionem de forma integrada.
Como forma de tornar popular a arquitetura verde, as pessoas têm apostado neste tipo de projeto nas áreas urbanas e isso tem tirado o cinza e batido de frente com as construções desordenadas, que desperdiçam e não pensam nos impactos que vão causar no futuro.
No entanto, esse conceito que é novo está sendo desenvolvimento, porque as pessoas passaram a perceber como um problema o aquecimento global que está ameaçando a terra e, por isso, é hora de acabar com o gasto dos recursos para evitar os problemas continuem aumentando.
Na Europa e nos EUA, esses projetos são comuns, mas aqui o Brasil ele começa a surgir com força tendo em vista que pessoas e autoridades têm apostado nesse modelo com o objetivo de implantar a casa sustentável em moradias populares, pois ao optar por esse modelo, os impactos ao meio ambiente são reduzidos e geram economia.
Construídas mais rapidamente do que a casa convencional, elas são mais econômicas devido à otimização de recursos, sempre com respeito ao meio-ambiente. O foco é o bem-estar das pessoas e, por isso, toda a natureza que está ao redor é levada em consideração.
Os materiais empregados na construção são quase sempre recicláveis e reutilizáveis e as madeiras empregadas são certificadas com origem legal e de alta resistência. A iluminação é o ponto alto de uma casa sustentável, pois ela faz uso da luz solar para gerar energia e aquecer os ambientes nos dias frios.
A fim de armazenar água da chuva, o sistema hidráulico é todo otimizado e o desperdício é evitado.
Com a presença do telhado verde, é possível abrir mão do ar condicionado, porém é preciso manter as alternativas naturais que estão ao redor para reduzir o calor da casa.
A casa HLC está em São Paulo, bem pertinho de um dos pulmões da cidade que é o Parque Ibirapuera. Seu conceito arquitetônico está baseado na vegetação, pois o objetivo é controlar o microclima, auxiliar a permeabilidade do terreno e gerar a biodiversidade.
Foi usado pinus, pois é uma madeira que se renova de forma rápida e a cor branca, pois ela reflete a radiação solar e ajuda no conforto térmico.
Em um residencial na cidade de Goiânia, foi usada na vedação e nas paredes internas a alvenaria de adobe e taipa, pois elas propiciam um excelente isolamento acústico e térmico.
Na cidade de Campo Grande (MS), uma casa foi construída para realizar o reaproveitamento de água, ar e energia por meio de um purificador que é capaz de filtrar a água antes dela ser colocada para uso aliada a uma estrutura no teto solar e aparelho de ar que tem a missão de retirar todas as bactérias que querem circular no ambiente.
Curtiu os cases? Se você gostou, compartilhe no WhatsApp e demais redes sociais!