Construções sustentáveis. Um termo que está em evidência, pois as pessoas estão de fato mais preocupadas com o cuidado que o meio ambiente demanda, afinal, catástrofes, alterações climáticas são só alguns dos fatores que têm trazido problemas ao homem.
As pessoas têm apostado em construções sustentáveis, porque elas geram qualidade de vida, usam materiais reaproveitados, economizam energia e, como consequência, tornam a conta de luz mais baixa.
As placas fotovoltaicas estão cada vez mais presentes nos condomínios e com isso, a redução na conta de energia é considerável. O Brasil tem apresentado um crescimento na geração de energia por meio desses sistemas, porém para cada tipo de obra é preciso contar com um profissional para uma avaliação específica.
As construções sustentáveis são feitas por meio de um sistema construtivo que faz alterações de forma consciente no entorno, mas com o objetivo de atender todas as necessidades tanto da edificação quanto do homem moderno.
Ela trabalha com o objetivo de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, pois assim é possível garantir qualidade de vida tanto para as gerações atuais quanto futuras.
A linha-mestra que define as construções sustentáveis é o menor índice de impacto ao meio ambiente e a saúde dos seus ocupantes. Por isso, elas fazem uso de materiais sustentáveis, gerando qualidade no ambiente e social, por meio de um design integrado que vai resultar em eficiência no uso de água e no uso de energia elétrica.
Afinal, uma construção sustentável é pautada pelas palavras: reduzir, reutilizar, reciclar e renovar sempre unindo o econômico, o social e o ambiental, por meio do uso de itens que são economicamente viáveis, socialmente desejáveis e ambientalmente sustentáveis.
Também conhecida como casa ecológica, a construção sustentável conta alguns diferenciais quando comparada a um imóvel chamado de tradicional.
A casa sustentável tem como diferencial a captação de luz solar por meio de placas fotovoltaicas ou coletores solares e suas lâmpadas de alta eficiência energética.
No que diz respeito à água, a caixa d’água secundária tem a função de armazenar a água coletada da chuva e usada nas bacias sanitárias, mini estação de tratamento de água e cisterna para coleta de água da chuva, que é tratada e usada para regar as plantas.
A casa é feita com materiais de reflorestamento, porém eles são devidamente certificados e os móveis são todos ecológicos produzidos com materiais naturais renováveis, reutilizáveis e recicláveis e os eletrodomésticos também são ecológicos. O lixo também é muito importante, por isso nessa construção há espaço para a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável.
A área externa permeável e vegetada, algo muito importante nos dias de hoje tendo em vista que as pessoas têm deixado de investir em espaços verdes em suas casas.
De fato, atualmente o preço dessas construções sustentáveis comparadas as tradicionais é bem superior. Mas, a longo prazo, o investimento sempre compensa.