Não importa se você está em busca de economia na conta de luz ou procura se destacar perante os seus concorrentes com o uso de energias sustentáveis. Entender sobre a fabricação do painel solar é muito importante para todas as pessoas que possuem interesse na instalação das placas fotovoltaicas.
O artigo de hoje explica como é realizada a fabricação de painel solar e demonstra as diversas etapas do procedimento. Continue a leitura e confira as principais informações sobre o tema!
Antes de gerarem economia para a sua residência ou para o seu estabelecimento comercial, as placas solares enfrentam um rigoroso processo de fabricação. Primeiramente, são reunidos materiais como as células fotovoltaicas (responsável por transformar a luz do sol em energia, representando 60% do custo do painel), vidro fotovoltaico, filme encapsulante para o painel solar (EVA), backsheet, caixa de junção e molduras do painel solar de alumínio anodizado.
Depois de selecionados os materiais listados, o painel solar é produzido através dos seguintes processos:
(Fonte: Sistel Engenharia)
A maioria dos painéis solares está sujeita a condições climáticas adversas, como tempestades, granizo, vento e temperaturas extremas, que podem ser muito altas (acima de 40º) e muito baixas (menor que 0º). Mesmo com todas essas adversidades, os painéis solares apresentam longa vida útil.
A garantia padrão de desempenho de um painel solar é de 25 anos a partir da sua data de fabricação, funcionando com 80% de seu desempenho original. No entanto, existem pesquisas que demonstram que essa estimativa pode ser pessimista. Um estudo conduzido pela National Renewable Energy Laboratory verificou que alguns painéis podem alcançar até 50 anos de vida útil quando não existem problemas em sua fabricação.
Só é possível contar com esse grande tempo de vida útil quando os fabricantes utilizam os materiais adequados e respeitam todos os processos necessários na fabricação dos painéis fotovoltaicos. Como vimos, são diversos os processos que conduzem a produção de uma placa solar e, por isso, é importante estar atento na contratação de um sistema de energia fotovoltaica.
Se interessou pelo assunto? Em nosso artigo “Como escolher uma empresa de energia solar para o seu projeto” demonstramos 3 pontos de atenção na contratação de uma empresa de energia solar para o seu projeto, de modo que surpresas negativas sejam evitadas.
Então, gostou do artigo? Não esqueça de comentar e compartilhar com os amigos no WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais!