A produção de energia solar não é apenas uma das mais modernas tecnologias existentes para a geração de eletricidade, mas também apresenta diversos benefícios que são úteis tanto para residências quanto para empresas e indústrias.
O artigo de hoje demonstrará 3 das principais vantagens oferecidas pela produção de energia solar.
Continue a leitura!
A produção de energia solar cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. E, para que isso aconteça, incentivos não param de surgir. De acordo com o Portal Solar, uma proposta que faz parte do Política Nacional de Energia Solar Fotovoltaica (PRONASOLAR) pretende zerar as alíquotas de PIS/Pasep e COFINS sobre a energia elétrica fornecida pela distribuidora e compensada por empreendimentos de microgeração ou minigeração distribuída na unidade consumidora do Brasil.
A PRONASOLAR tem como meta inicial a instalação de 1 milhão de sistemas de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica no Brasil até o final de 2025, representando potência acumulada de pelo menos 4.500 MW – além da instalação de 5 milhões de sistemas até o final de 2030, representando potência acumulada de pelo menos 22.500 MW.
As políticas para produção de energia solar são muito importantes para o desenvolvimento do país, já que elas trazem consigo diversos benefícios à população. A seguir, você compreenderá quais algumas dessas principais vantagens.
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável proveniente da luz do sol, que pode ser utilizada por meio de diversas tecnologias e oferece benefícios variados aos seus usuários:
1) A energia solar e o meio ambiente: não há como negar que o planeta passa por uma verdadeira sobrecarga em relação aos seus recursos naturais. Através da escassez de alimentos, erosão do solo, acúmulo de gases de efeito estufa em excesso na nossa atmosfera e aumento da temperatura global (alguns dos fatores associados à sobrecarga terrestre), é ameaçada a própria raça humana e demais espécies que coabitam o nosso planeta.
Sendo assim, investir em tecnologias como a geração de energia fotovoltaica é uma das formas mais eficazes de adiar ou até mesmo prevenir a sobrecarga da Terra.
2) Geração de economia para residências e prédios comerciais: a energia fotovoltaica confere muita economia a empresas e a residências. O retorno do investimento da energia solar no Brasil dependerá da fatura de luz da residência ou comércio em questão.
Para contas de energia que variam de R$ 150,00 a R$ 2.000,00, valores comuns em residências, o retorno do investimento se dá entre 4 a 7,5 anos. As placas solares possuem garantia de 20 anos, portanto, você terá um lucro médio de 15 anos gerando energia por conta própria.
3) Valorização de imóveis: já pensou em obter a valorização de até 6% em relação ao preço de seu imóvel no mercado imobiliário? Com a energia fotovoltaica, isso é totalmente possível! Prédios comerciais e casas com energia solar possuem a tendência de possuir um valor de mercado mais elevado em relação a propriedades que não possuem.
Quando compradores se tornam mais conscientes em relação à sua utilidade, é mais provável que eles estejam preparados a pagar mais por casas com energia solar. Nos países desenvolvidos, especialmente, o preço de compra das casas aumenta se as residências com painéis solares são colocadas no mercado.
Então, gostou de saber mais sobre as vantagens da produção de energia solar? Deixe o seu comentário!