Atualmente, o uso da energia solar ultrapassa residências e comércios. A tecnologia está sendo implementada nas mais diferentes áreas, como transporte, lazer, cultura e muitas outras funcionalidades. O artigo de hoje trará cases de sustentabilidade, que fazem uso da energia fotovoltaica.
Continue a leitura e confira!
Na praia, no campo ou na cidade, o celular é nosso companheiro de todas as horas. Atualmente, as atividades ao ar livre são cercadas de novos hábitos, envolvendo a utilização de novas tecnologias, seja para tirar fotos, escutar música ou compartilhar momentos nas redes sociais.
É por isso que estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) instalaram placas de energia solar nos guarda-sóis que ficam na praia da capital de Alagoas. Através da tecnologia, celulares e caixas de som podem ser recarregados com o uso de energia solar, sem a necessidade de trazer carregadores portáteis até a beira da praia.
A energia limpa e sustentável é captada por painéis solares de 20 centímetros que foram grudados na parte de cima do guarda-sol. O principal objetivo do projeto é gerar energia na praia – sem prejudicar o meio ambiente. A energia gerada pelas placas de energia solar fotovoltaica está agradando aos frequentadores que precisam carregar seus celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Mas não é apenas no calor que novas tecnologias que envolvem o uso de energia solar estão surgindo. Continue a leitura para conhecer o carro que se move através da energia fotovoltaica.
De forma gradual e lenta, os carros convencionais, que fazem uso de gasolina e diesel, estão sendo substituídos por tecnologias como o carro elétrico, o qual é impulsionado por um ou mais motores elétricos, usando energia normalmente armazenada em baterias recarregáveis.
No entanto, novas tecnologias estão chegando e prometem revolucionar até mesmo a forma de carregar automóveis elétricos. É o caso do carro elétrico movido a energia solar, um projeto teste de uma empresa sediada em Munique, na Alemanha. No veículo, é possível carregar as baterias enquanto está dirigindo!
Segundo o Portal Solar, os painéis fotovoltaicos do carro cobrem uma área de 7,5 m2, e a eletricidade gerada é capaz de movimentar o carro por 30 Km por dia de graça. Serão 330 painéis solares inseridos no teto, capô e laterais. O alcance da bateria irá durar cerca de 250 km antes de precisar ser recarregado.
A velocidade máxima que o veículo atinge é de 140 Km/h, além de possuir seis lugares. O Sion serve como uma unidade de armazenamento de energia móvel, por exemplo. É possível carregar diversos dispositivos eletrônicos com até 2.000 watts.
Os cases demonstrados no artigo nos fazem refletir sobre os avanços da energia solar. Se antes a energia fotovoltaica era reconhecida essencialmente pela sua funcionalidade em residências e comércios, hoje já são diferentes projetos que utilizam-a nas mais diferentes áreas, como lazer e transporte.
Continue nos acompanhando para conferir cases exclusivos do uso de energia solar!