É cada vez mais notável o crescimento da tecnologia de energia fotovoltaica entre a população brasileira. Mesmo assim, diversos mitos e verdades ainda rondam o sistema. Uma das principais dúvidas entre os interessados é se o telhado com energia solar emite ruídos durante o seu funcionamento.
Para descobrir se a sentença é verdadeira, continue a leitura!
A energia solar representa a opção mais limpa, econômica e eficiente para geração de energia elétrica. A captação da luz do sol pode ocorrer de diversas maneiras, mas entre todas, a que mais se destaca é a obtenção através de placas fotovoltaicas, que ficam instaladas no telhado de residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.
O telhado representa o local ideal para a instalação das placas solares. Devido a sua localização privilegiada, com maior incidência de radiação solar, as placas conseguem absorver as partículas de luz solar de maneira mais fácil e, consequentemente, geram mais energia elétrica.
Os painéis solares ficam conectados ao inversor solar, responsável por converter a energia solar dos painéis em energia elétrica. Assim, a energia que sai do inversor é encaminhada para o “quadro de luz”, podendo ser utilizada para diferentes fins em residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.
Uma das principais dúvidas entre os interessados no sistema fotovoltaico é se o telhado com energia solar emite ruídos durante o seu funcionamento. Se você também já se questionou sobre isso, não se preocupe: todo o processo de conversão de energia é realizado silenciosamente, sem a emissão de ruídos.
O telhado com energia solar não produz nenhum tipo de barulho aos ouvidos humanos.
Os geradores de energia, geralmente utilizados por empresas como uma alternativa preventiva, emitem ruídos. Conforme indicam referências em engenharia acústica, um gerador pode emitir um ruído variável entre 70 e 85 decibéis (unidade usada para medir a intensidade de um som), dependendo do modelo e potência do equipamento.
Vale lembrar que, segundo especialistas, o limite recomendado é de 80 decibéis e tudo que produzir barulho acima disso é prejudicial ao ouvido humano. Nesse sentido, compreendemos que os geradores de energia convencionais produzem sons extremamente desconfortáveis aos ouvidos humanos e nocivos à saúde de quem trabalha ou reside em locais próximos aos aparelhos, comprometendo o conforto acústico.
Devido à similaridade de nomenclatura, é frequente a confusão entre o gerador de energia convencional com o sistema fotovoltaico de geração de energia solar. Assim, muitas pessoas acreditam que, por gerar energia, o sistema fotovoltaico também faz barulho para funcionar. Porém, como vimos, as placas de energia solar fotovoltaica não geram nenhum tipo de barulho.
Gostou de desmistificar a ideia de que os telhados com energia solar emitem ruídos? Se você possui outras dúvidas sobre o sistema de energia fotovoltaica, deixe o seu comentário!