Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já deve ter escutado o termo “energia solar”. Porém, você sabe o que é, de fato, a energia solar? Entende como se dá o processo de conversão de energia solar em energia elétrica? Sabe como aproveitar o recurso de forma sustentável?
No artigo de hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a energia proveniente do Sol.
Continue a leitura!
Os inúmeros e constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias de fontes não renováveis despertam o interesse da população pela utilização de fontes alternativas de energia.
Nesse panorama, surge a energia solar, uma opção sustentável para obtenção de energia elétrica. De forma resumida, podemos definir a energia solar como uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente da luz e do calor do Sol, que pode ser utilizada por meio de diversas tecnologias.
A energia gerada é sempre superior ao consumo momentâneo, pois ela precisa sobrar para o consumo à noite. Por isso, o sistema instalado se chama “On Grid”, que nada mais é que conectado na Rede da Operadora. No caso de falta de energia, a usina desliga junto e para de produzir energia. Isso acontece para evitar acidentes durante o reparo da rede.
O Brasil é um dos países mais beneficiados na radiação proveniente do Sol, por isso possui um grande potencial para o estabelecimento de um plano de energia solar. Porém, o assunto costuma ser pouco disseminado e nem todos compreendem os benefícios e o excelente custo-benefício da instalação dos painéis fotovoltaicos.
O país ainda enfrenta grandes dificuldades para a expansão, seja na questão da integração com a rede ou na falta de acesso às linhas de financiamento.Atualmente, o retorno do investimento da instalação de placas fotovoltaicas leva entre quatro e sete anos. O retorno se relaciona diretamente ao consumo de uma residência, comércio ou indústria, e gera mais de 25 anos de energia.
Como funciona a conversão de energia solar em energia elétrica?
Existem duas formas de obtenção de energia solar: direta e indiretamente. Na forma indireta, é necessária a construção de usinas. Já na forma direta, utilizada pela Casa Eco-Sustentável, o processo ocorre através de células fotovoltaicas, produzidas a partir do silício. No método direto, a luz do Sol é transformada em energia elétrica, que pode ser utilizada pela população em suas atividades diárias.
O processo de conversão de energia solar em energia elétrica ocorre quando os fótons provenientes do Sol incidem sobre os átomos, atividade que proporciona a emissão de elétrons e gera a corrente elétrica.
Esclareceu as suas dúvidas sobre a energia solar? Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!