O sistema fotovoltaico é uma opção inteligente para geração de energia, que pode ser utilizado para o abastecimento de diversos aparelhos elétricos em uma residência. No artigo de hoje, você vai entender as principais características da energia solar e quais aparelhos domésticos podem ser abastecidos por ela.
Continue a leitura!
Atualmente, a energia solar fotovoltaica representa a opção mais limpa, econômica e eficiente para geração de energia elétrica. O sistema fotovoltaico é considerado uma das tecnologias mais importantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e criação de um planeta ecologicamente correto.
Assim, as placas solares ocupam um papel fundamental, já que são elas as responsáveis pela absorção de partículas de luz solar. A incidência de radiação solar se faz muito importante, pois quanto mais luz incidir sobre as placas solares, mais energia elétrica será gerada.
Os painéis solares ficam conectados ao inversor solar, responsável por converter a energia solar dos painéis em energia elétrica. Assim, a energia que sai do inversor é encaminha para o “quadro de luz”, podendo ser utilizada para diferentes fins em residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.
Refrigerador, máquina de lavar, fogão elétrico, microondas, ar condicionado, computador, lâmpadas: esses são apenas alguns dos aparelhos domésticos que funcionam através da energia solar. Basicamente, todos os aparelhos conectados à tomada de uma residência que possui energia solar serão abastecidos e funcionarão com a energia proveniente do sistema fotovoltaico.
Como vimos, os painéis solares possuem plenas condições de gerar energia elétrica para absolutamente todos os eletrodomésticos de uma residência. Com a tecnologia atual, os painéis solares funcionam continuamente, garantindo que nunca falte eletricidade para o funcionamento de aparelhos domésticos.
A grande sensibilidade de uma placa solar fotovoltaica faz com que, até mesmo em dias chuvosos, a luz solar seja captada e convertida em energia elétrica.
Além disso, o sistema ON GRID, adotado pela Casa Eco-Sustentável, permite que o imóvel continue conectado à rede elétrica convencional. Assim, caso a geração de energia solar não atenda a demanda necessária da residência, devido a grandes períodos de nebulosidade intensa ou chuvas, de forma automática a rede elétrica supre as necessidades do local.
Por fim, nunca se esqueça de realizar a manutenção de placas solares. Com o cuidado preventivo, o funcionamento dos painéis não é prejudicado e a geração de energia para os eletrodomésticos ocorre efetivamente.
Então, gostou de saber mais sobre as características do sistema fotovoltaico? Possui alguma dúvida referente à utilização da energia solar em aparelhos domésticos? Deixe o seu comentário!