Fontes de energia renovável são aquelas em grande abundância na natureza, como o sol, o vento e a água, por exemplo.
Segundo um estudo da empresa de pesquisa inglesa GlobalData, a capacidade de energia renovável no Brasil deve aumentar para 60 GW até 2030
O país já tem uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo. Utilizamos fontes de energia limpas, principalmente a água.
A previsão é que a capacidade de energia renovável total do país cresça a uma taxa anual de 6% neste período. Isso fará com que a capacidade total de renováveis da matriz energética brasileira dobre dos atuais 31 GW (gigawatts), para 60 GW.
Este estudo mostra o quanto as energias renováveis ainda vão crescer no Brasil e no mundo e uma delas, com certeza, é a energia solar fotovoltaica. A energia do sol é uma das fontes mais limpas e abundantes da natureza.
Vamos saber mais sobre essa fonte de energia limpa? Continue a leitura e conheça mais sobre a energia solar.
No estudo apresentado pela GlobalData, a energia solar fotovoltaica será a que terá maior crescimento, de 14%, até 2030.
Mas você sabe o que é e como funciona o sistema de captação de energia solar?
A captação de energia ocorre através da absorção das partículas de fótons da luz proveniente do sol. Nesta etapa, a incidência de radiação solar se faz muito importante, pois quanto mais luz incidir pelas placas solares, mais energia será gerada.
Geralmente, os painéis são produzidos por células fotovoltaicas, compostas por silício, dispostas em duas camadas.
Na fabricação do silício, uma camada recebe uma dopagem de fósforo e, na outra, é inserido boro. Através de uma modificação na condição dos elétrons presentes no material, uma das camadas fica com carga positiva e a outra negativa.
Além disso, a partir do processo assinalado acima, é obtido o efeito fotovoltaico. No momento em que os fótons se chocam com as células fotovoltaicas, geram energia e transformam os elétrons em condutores.
Portanto, é justamente o fluxo de elétrons entre as camadas (positiva e negativa) que gera a corrente elétrica, que utilizamos em nosso dia a dia.
Os painéis solares são conectados ao inversor solar, o coração de todo o sistema fotovoltaico. O papel principal do inversor solar é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Assim, a energia que sai do inversor é encaminhada para o “quadro de luz”, podendo ser utilizada para diferentes fins em residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.
Como papel secundário, o inversor solar garante a segurança do sistema e mede a energia produzida pelos painéis solares.
Basicamente, o sistema capta a energia do sol, transforma essa energia em energia elétrica e faz a distribuição e o armazenamento da mesma.
Para mais informações, entre em contato conosco!