O telhado sustentável é uma opção interessante para substituir a cobertura tradicionalmente utilizada em residências e prédios comerciais.
No artigo de hoje, você compreenderá o que é o telhado sustentável e qual é o papel ocupado pela energia fotovoltaica na tecnologia em questão.
Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura do artigo!
Aquecimento, alagamentos, chuvas intensas e prejuízos à biodiversidade são apenas alguns dos sintomas que nosso planeta vem demonstrando ao longo dos anos. A grande emissão de gases de efeito estufa, principalmente causados pela crescente produção industrial, causa danos diversos a atmosfera terrestre.
Portanto, pensar em alternativas sustentáveis para a construção de residências e prédios comerciais é algo cada vez mais necessário. Neste cenário, os telhados sustentáveis ganham destaque e se apresentam como uma tecnologia relevante para a diminuição dos efeitos ocasionados pela degradação do Planeta Terra.
Existem diferentes tipos de telhados sustentáveis. No post de hoje, queremos ressaltar as coberturas com painéis solares, que além de oferecer benefícios ao meio ambiente, são também repletas de vantagens para os seus usuários, principalmente em razão da economia ofertada.
Os centros urbanos estão cada vez mais adeptos à instalação de placas fotovoltaicas em telhados convencionais, oportunizando assim uma nova forma de economia e cuidado com a preservação do meio ambiente.
Desta forma, os telhados convencionais dão cada vez mais espaço para coberturas sustentáveis, que trazem muitos benefícios aos seus usuários.
Além disso, no Brasil, a implementação do recurso não para de avançar. Diversos estudos publicados na área demonstram resultados extremamente positivos.
Uma reportagem publicada pelo jornal O Globo demonstrou que em apenas 2 anos, os painéis de energia solar no Brasil cresceram de 7 mil para 49 mil, representando um aumento acima de 560%.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão responsável pela coleta dos dados mencionados, revela que o Brasil está cumprindo o compromisso de investir em fontes limpas e renováveis de energia, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU até 2030.
Dentre os diferentes estados brasileiros produtores de energia solar, é Minas Gerais que merece destaque. Um levantamento realizado pela ABSOLAR demonstrou que a região possui o maior volume de sistemas e de potência na área de micro e minigeração solar distribuída, totalizando 21,8% de todo o território nacional.
A geração de energia por meio das placas fotovoltaicas oferece incontáveis benefícios ao meio ambiente. Confira alguns deles:
Então, gostou da leitura do artigo? Se você possui dúvidas relacionadas ao telhado sustentável entre em contato conosco!