Os gastos excessivos com energia elétrica têm sido uma preocupação da maioria das pessoas nos últimos anos.
Com a falta de investimentos e má administração da matriz energética no Brasil, os consumidores viram a conta de energia elétrica subir gradativamente.
No entanto, a fonte de energia mais utilizada no Brasil, a água, embora seja renovável, apresenta alguns desafios.
Por isso, muitas pessoas têm buscado outras fontes de energia que apresentem melhor custo-benefício e que sejam menos poluentes ao meio ambiente.
Ficou interessado? Vamos entender melhor o que é energia não renovável e de que maneira podemos mudar nossa forma de consumo.
As fontes de energia dividem-se em dois grupos: energia renovável e energia não renovável.
Energia não-renovável é aquela que está na natureza, mas em quantidades limitadas. Conforme o consumo, elas poderão ficar um dia escassas, como é o caso do petróleo, do gás natural, do carvão mineral e da energia nuclear.
Já a energia renovável é aquela que existe em grande quantidade na natureza, sendo inesgotável ou quase isso. É o caso do sol (energia solar), dos ventos, da água e das marés.
A matriz energética brasileira é composta por 56% de fontes não renováveis, principalmente petróleo, gás natural e derivados da cana. Porém, cerca de 43% da matriz é formada por fontes de energia renováveis.
A principal fonte de energia brasileira é o petróleo, mas a água ocupa uma posição importante, é responsável por 12% da matriz energética.
No entanto, a água apresenta algumas limitações, conforme veremos a seguir. Por isso, a energia solar tem sido uma das alternativas mais viáveis para economizar e não agredir o meio ambiente.
O risco de ficarmos refém de somente uma fonte de energia, mesmo que teoricamente renovável, é depender também do seu custo, que sobe e desce conforme demanda.
A água, embora seja uma fonte de energia renovável e que é inesgotável na natureza, apresenta um porém. A água que é utilizada para gerar energia é potável e, portanto, é de apenas 2,5% do total disponível no mundo.
Por isso a importância de pensarmos em outras fontes de energia, como a solar. Além da luz do sol ser de fato renovável e inesgotável, com essa opção você não fica dependente somente de uma empresa de energia.
Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, você investe uma vez na instalação das placas solares e garante energia para a sua residência. A manutenção do sistema é baixa e você só precisará fazer cerca de duas vezes ao ano.
Então, o que você está esperando para repensar a água como fonte de energia?