Se você deseja adotar um sistema de energia solar em sua residência ou empresa, precisará instalar as placas solares ou fotovoltaicas.
São elas que captam a luz do sol, transformando-a em energia térmica ou elétrica.
Mas qual é a placa solar ideal para investir no meu imóvel? Continue a leitura e veja o que considerar ao escolher a placa solar.
Alguns itens devem ser considerados na hora de escolher a placa solar para o seu imóvel. Confira os principais:
1- Garantia: confira a ficha técnica do seu painel fotovoltaico, a maioria tem garantia de 25 anos a 80% de sua potência original. Verifique se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que terá que cumprir as leis caso haja alguma falha na sua placa fotovoltaica.
2- Eficiência: quanto maior a eficiência da placa solar, mais Watts por metro quadrado o seu sistema vai gerar e menor será a placa. Portanto, faça a conta de R$ por Watts, pois o preço do painel é proporcional à sua eficiência.
3- Tipo: existem diferentes tipos de painéis e é importante avaliar qual o melhor para você. As opções mais comuns são painel mono-cristalino ou filme fino, mas há outras no mercado.
4- Tolerância de potência: toda placa possui uma tolerância de potência, ou seja, uma variação da energia gerada. Verifique esse número, pois ele afeta a energia que você irá gerar.
5- Coeficiente de temperatura: é um número que descreve a forma como a placa solar lida com temperaturas quentes. Quanto menor esse número, melhor. Quanto maior o coeficiente, menos energia ele irá produzir em dias muito quentes.
A placa solar fotovoltaica é o dispositivo que converte a luz solar em energia. O sistema produz energia através das células fotovoltaicas, que ficam localizadas nas placas solares.
Uma dúvida muito comum é como é o funcionamento da placa em dias nublados ou chuvosos. De fato, nesse caso a captação fica prejudicada, já que a placa usa a luz do sol para produzir energia.
Mas se o seu sistema é On Grid, ele continua conectado à rede, que supre as necessidades de energia nesses casos.
As placas solares são instaladas no telhado do imóvel e não produz nenhum tipo de ruído.
O sistema de energia solar ainda representa um investimento inicial alto. No entanto, a economia na conta de luz paga esse investimento em cerca de 7 anos.
Além disso, as placas solares têm vida útil de cerca de 25 anos. Normalmente, a garantia das placas é de 90% da potência até o décimo segundo ano e 80% em 25 anos.
A sua manutenção também é bastante simples. É recomendado que, a cada 6 meses, seja realizada a limpeza do equipamento com água para retirar o acúmulo de sujeira e impurezas.
Fale com a Casa Eco e faça um orçamento!