A energia solar é, atualmente, um assunto em alta. Os consumidores estão interessados no tema, principalmente motivados pelo encarecimento da energia elétrica convencional no Brasil.
Para atender a essa demanda, as empresas de energia solar buscam cada vez mais qualidade e competitividade para atuar neste mercado.
A energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e que praticamente não causa impacto ambiental, assim, as empresas de energia solar no Brasil demonstram preocupação com o meio ambiente e estão cada vez mais engajadas em tornar essa alternativa mais acessível.
Vamos entender melhor a expansão das empresas de energia solar no País? Siga a leitura e saiba mais!
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 2013 a 2018, o número de conexões de microgeração de energia subiu de 23 para mais de 30 mil, a maioria de energia solar.
Isso significa que, cada vez mais, os consumidores estão vendo na energia solar uma alternativa para fugir do alto custo da energia elétrica no Brasil.
Tudo isso se deu também graças ao barateamento da instalação dos equipamentos de energia solar. Hoje, uma residência média gasta em torno de R$ 20 mil para instalar um sistema solar.
Por isso, cada vez mais surgem empresas de energia solar. A crescente demanda tem feito com que empresas de energia solar corram para agarrar este consumidor.
Embora hoje em dia muitos consumidores instalem painéis solares para a geração da própria energia, não é todo mundo que tem área disponível para a instalação.
E agora é nesse filão que as empresas de energia solar estão de olho. É a chamada geração remota. A empresa constrói uma planta maior e aluga para consumidores na mesma região de concessão.
Há, ainda, muito mercado para as empresas de energia solar crescerem, afinal, ainda atingem um percentual muito pequeno de um mercado de mais de 80 milhões de consumidores.
De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, a energia fotovoltaica representará cerca de 32% da matriz elétrica brasileira em 2040.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, pois aproveita a radiação solar para gerar eletricidade. Além disso, praticamente não gera resíduos em sua geração e utilização.
Umas das preocupações, no entanto, é com o fim da vida dos equipamentos fotovoltaicos. Como eles têm uma vida útil que pode chegar a 30 anos, quantidades maiores desses resíduos são esperados a partir da década de 2040. Sem dúvida, lidar com esses resíduos será um grande desafio.
Porém, as empresas de energia solar demonstram preocupação com o meio ambiente e muitas pesquisas já estão sendo feitas neste sentido.
A energia solar é, todavia, uma fonte renovável e apresenta pouquíssimo impacto ambiental. Emite entre 92 a 96% menos gás carbônico do que combustíveis fósseis ao longo da sua vida útil. Com toda a certeza uma ótima opção para quem busca economia e menos impacto ao meio ambiente.
Fale com a Casa Eco e transforme sua forma de usar energia!