A energia solar é um dos principais meios de captação de energia sustentável, sendo considerada fonte de energia limpa e renovável. A energia solar é resultante da absolvição dos raios do sol, podendo ser térmica. Então você deve estar se perguntando: E como instalar energia solar?
Essa forma de energia é captada por painéis solares, que transforma em força elétrica ou mecânica, sendo muito utilizada em residências. Existem dois tipos tecnologia para captação de energia solar, a térmica e fotovoltaica.
A energia solar térmica utiliza o sol para aquecer os fluidos nos painéis, posteriormente acumulando em um tanque térmico. Esse tipo de captação de energia é normalmente utilizado para produzir água quente. A energia solar fotovoltaica é constituída por células de silício, que convertem a luz do sol em eletricidade. A energia passa por equipamentos elétricos, que tratam essa corrente para que a deixe com as características ideais para consumo. Essa tecnologia é utilizada para gerar energia elétrica.
Se você ficou interessado em adquirir os painéis de energia solar, precisará primeiramente decidir para qual fim você o quer. Aquecer a água ou para produzir? Se for produzir energia, os painéis necessários são os fotovoltaicos. Sendo assim, preparamos um passo a passo para você conhecer o procedimento adequado para a instalação deste tipo de painéis.
1º passo: Analise sua conta de luz
Para começar você precisará analisar a sua conta de luz e o seu consumo, procure na sua conta mensal o quanto consome em kWh. Com base nesse número você poderá calcular a quantidade de placas necessárias para o sistema de energia solar. Este cálculo pode ser realizado diretamente na empresa ou online. Sendo sempre mais indicado que procure um profissional da área para que suas dúvidas sejam esclarecidas.
2º passo: Verifique a existência de luz solar
Como os painéis dependem da luz solar para gerar energia, é preciso verificar o local com maior incidência solar durante o dia, para que a instalação dos painéis seja feita em um local estratégico, para que a produção de energia elétrica esteja no seu potencial.
3º passo: A instalação do sistema da energia solar
Recomenda-se a contratação de uma empresa especializada que possua pessoal capacitado a instalar o sistema. Pois, a empresa irá auxiliar você no processo de burocrático e a conseguir a autorização na distribuidora de energia para a instalação do sistema, além disso, você não correrá o risco de instalar o sistema incorretamente ou de machucar-se.
Quando a instalação é feita por um profissional treinado, o processo é rápido e seguro. A instalação inicia com a preparação do local onde serão colocadas as placas solares com base no 2º passo. Em seguida, será feita a instalação dos suportes dos painéis, cuja maneira pode variar dependendo do tipo de telhado. Logo após, ocorrerá à fixação dos trilhos, nos quais os painéis solares serão fixados e conectados aos cabos.
Para finalizar, os painéis serão conectados no inversor solar, e o inversor será instalado na rede elétrica da residência. Quando todo o sistema tiver conectado, o sistema de energia solar já estará produzindo energia elétrica.