Neste post, apresentaremos 4 exemplos de energia sustentável que são importantes para ajudar o meio-ambiente e, ainda, reduzir custos para empresas.
Podemos definir energia sustentável como a ideia de que devem ser usadas fontes renováveis para a produção dela. Assim como no conceito que sustentabilidade que prega que as nossas necessidades devem ser supridas, mas sem prejudicar as gerações que virão.
Um dos principais tipos de energia sustentável é a solar, pois o sol está aí todos os dias iluminando e deve ser usado sim como uma fonte de energia. Por meio da instalação de painéis que contam com tecnologia especifica, a luz desse astro é captada e transformada em energia elétrica ou térmica.
O grande problema é que apesar de ser um fonte de energia sustentável ainda mais em um país como o Brasil, essa fonte de energia é pouco aproveitada. No entanto, o cenário é positivo, pois dados apontam que somente entre 2006 e 2017 o setor registrou um crescimento de 47%
Uma excelente fonte de energia sustentável são os ventos. Eles são captados por moinhos enormes. O movimento feito por esses equipamentos é transformado em uma energia completamente limpa.
Países como Estados Unidos, Alemanha e China estavam nas primeiras colocações quando o assunto é a produção de energia eólica. Enquanto isso, o Brasil que é uma potência nesse sentido estava apenas no modesto oitavo lugar.
Estamos em pleno verão e as temperaturas estão em elevação. Para refrescar é bom tomar um banho de mar e curtir as ondas, concorda? No entanto, além de servir pra fazer com que as pessoas relaxem e tenham momentos de descontração, o mar também pode ser aproveitado como uma energia renovável, não acredita?
Só o fato de o mar ir e vir pode ser facilmente aproveitado. Apesar de ser menos conhecida, a energia maremotriz tem a função de captar os movimentos das águas do mar e promover a transformação em energia elétrica por meio do uso de barragens e turbinas.
Muitos nem conhecem esse tipo de energia renovável, porque a energia geotérmica ainda é muito incipiente em nosso país. Ela faz uso do calor que é proveniente do interior da terra.
Dependendo da região do globo, as escavações nem precisam ser tão profundas para ser possível usufruir o calor da Terra. Esse calor é responsável por aquecer a água que é responsável por fazer com que as turbinas se movimentem para gerar energia.
Gostou de conhecer diferentes tipos de energia sustentável existentes? Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos via WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais!